sábado, 30 de abril de 2011

Plano de aula

Plano de Aula

Professoras: Eva Elpidio de Oliveira
Regiane Mendes Franco chagas
Duração: 3 (três) aulas
Turma: 3º Ano
Disciplina: Ciências
Interdisciplinaridade: Ciências, Geografia, Português.
Conteúdo: Meio Ambiente
Tema: Preservação do meio Ambiente

Objetivo Geral:

Conscientizar os alunos da importância da preservação do meio ambiente e estimular hábitos corretos sobre a conservação dos bens naturais.

Objetivos Específicos:

• Perceber as conseqüências que nossos atos causam ao meio ambiente;
• Ampliar os conhecimentos sobre a natureza;
• Organizar os conhecimentos e reconhecer o que causa danos ao meio ambiente;
• Valorizar a preservação dos rios, das matas e dos recursos naturais;
• Descrever situações conhecidas de poluição e reciclagem.


Metodologia:

1º Momento: Apresentação oral sobre o tema e utilização de uma história em quadrinho sobre poluição, água, rios, lixo, reciclagem e formação de hábitos em relação ao meio ambiente.

2º Momento: Serão apresentadas aos alunos fotos de rios poluídos, desmatamentos, derretimento das geleiras e de animais em extinção.

3º momento: Pesquisas na internet relacionadas ao tema.

4º Momento: Debate entre os alunos – questão para o debate: Como podemos colaborar para melhorar o mundo em que vivemos?


Seleção de Materiais:

• História em quadrinhos;
• Fotos;
• Computador.



Avaliação:

A avaliação será feita através da observação do interesse e da participação dos alunos, de suas manifestações pelos assuntos discutidos e de suas pesquisas realizadas.

sábado, 23 de abril de 2011

PLANO DE AULA

 
Plano de Aula
Duração: 120 min.
Turma: 2º Ano
Professora: Sueni Maria da Silva
Disciplina: Português
Interdisciplinaridade: Arte Historia Português, computador: programa Hagáquê
Unidade Didática: Expressão oral, leitura e escrita (Texto: “O Domador de Monstros” _Ana Maria Machado)
Objetivo Geral:

*Conhecer a historia do Domador de Monstros

                                               Objetivo  Especifico:
*Expressão de opiniões e sentimentos por meio da fala, gestos, mímica.
*Compreensão do texto escrito.
*Expressão verbal de experiências.
*Leitura em voz alta com expressividade.
*Compreensão do texto escrito e dar asas à imaginação.
Conteúdo:
*Expressão verbal e não-verbal.
*Leitura silenciosa e comentários.
*Expressão verbal.
*Leitura oral.
*Expressão escrita.


Seleção de Materiais
·         Caderno,
·          Computador,
·          Lápis,
·          Lápis de cor
·         Chamex,
·          Borracha,
·          Lápis de cera
·         , livro de história O Domador de Monstros de Ana Maria Machado.


Desenvolvimento Metodológico
*Conversar com as crianças sobre estórias e figuras de monstros que conhecem (TV, revistas, figurinhas etc.). Pedir que expressem com gestos como imaginam  monstros.
*Pedir que contem alguma estória de monstros que conhecem para seus colegas.
*Indagar o que acham dos monstros (assustam? dão medo? dão vontade de rir? será que existem mesmo? etc).
*Conversar sobre o título do texto, “O Domador de Monstros”.Como será a estória? Quem será o domador? Como será esse monstro? O domador conseguirá domar o monstro?etc.
*Pedir leitura silenciosa do texto.
*Após a leitura silenciosa, indagar às crianças: quem é o domador de monstros? O que o domador sentiu? O que acham do modo como Sérgio enfrentou o monstro? Porque o monstro da parede se assustou e foi embora? Como imaginam o monstro (representar com gestos e sons)? Já aconteceu isso com alguém?
*Ampliar a conversação: quando se formam sombras?Por que aparecem? Já utilizaram o corpo ou objetos para projetar sombras? Já tiveram medo como Sérgio? Como foi?
*Pedir leitura oral:
-do trecho que acharam mais interessantes;
-do diálogo de Sérgio com o monstro;
- do final da estória.
*Pedir aos alunos que escrevam outro final para a história,outra forma de enfrentar o monstro.Poderão introduzir outro personagem, se quiserem.
*Pedir que façam desenhos de monstros.
*Reproduzir o texto em quadrinhos usando o laboratório de informática da escola para com o programa Hagáquê. (a estória do texto ou a estória com outro final).

Avaliação:
 Os alunos farão uma exposição para demonstrar o conhecimento adquirido através das leituras feitas do texto, assim como dos textos produzidos durante o uso do programa Hagáquê serão avaliados de acordo com sua participação e pelo desenvolvimento das atividades sugeridas durante a aula.



Historia: O domador de monstros _ Ana Maria Machado.
Era uma vez um menino chamado Sérgio. Uma noite, antes de dormir, ele ficou olhando as manchas que as sombras das árvores lá fora iam formando na parede do quarto.
Sérgio ficou com medo. Para espantar o medo, o jeito era conversar com o monstro:
_Se ficar me olhando assim, eu chamo um monstro mais feio ainda para te assustar.
Mas o monstro da parede nem ligou. Então Sérgio avisou:
_Aí vem um monstro de um olho só, duas bocas, três chifres, quatro trombas, cinco umbigos, seis línguas, sete rabos, oito corcovas, nove pernas, dez cores onze caretas, doze sorrisos, treze risadinhas, quatorze gargalhadas, quinze cambalhotas...
E Sérgio ria tanto que nem conseguiu falar direito. Aí o monstro da parede se assustou com todas as palhaçadas e foi embora.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O PAPEL DA AVALIAÇÃO ESCOLAR

Síntese Avaliação Escolar




Síntese Avaliação Escolar


                                Segundo a autora em questão, Lydia Godoy Milano,”Uma das características do ser humano e a capacidade de julgar o seu semelhante. Ao julgar utilizam-se critérios de valores geralmente concebidos socialmente, ou seja, o que é bom e o que é mau. Diante disso, surgem muitos conceitos, pré-conceitos e discriminações de um sujeito que não seja aquilo que se quer dele,possibilitando, assim sua exclusão do meio em que ele esteja inserido.”
                                 E na escola? Geralmente, utiliza-se de valor numérico, submetendo o processo educacional apenas aos resultados quantitativos, como se o saber pudesse ser mensurado. O processo de avaliação é necessário e inevitável, sobretudo, é importante que tenhamos clareza do uso que fazemos dele. Atualmente, podemos dizer que há duas formas de avaliação: a avaliação quantitativa e avaliação qualitativa. A avaliação quantitativa utiliza-se de meios objetivados no sentido de medir o desempenho do aluno, comparando-o com os demais colegas e dispondo-os em uma curva normal. Na prática escolar, utiliza-se predominantemente da prova ou de teste.
                                  A avaliação qualitativa vai além do quantitativo, realiza-se por meio de processo, buscando os motivos do sucesso ou insucesso do aluno.
Segundo Jussara Hoffmann num de seus trabalhos: “Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento” (2000) propõe um tipo de avaliação em oposição a uma avaliação “sentenciosa, classificatória”. Para tanto, sinaliza que uma avaliação mediadora é aquela que faz parte do processo de aquisição do conhecimento, ou seja, aquela que “encorajaria a reorganização do saber”.
                                    O pesquisador e educador Luiz Carlos Freitas aponta que no contexto educacional a avaliação acontece em dois planos: uma avaliação formal (com provas, seminários, trabalhos individuais ou em grupos, etc.) e uma avaliação informal, subjetiva, que se realiza no silencio, mas é percebida por meio de expressões, falas, ameaças, punições, comparações, entre outras atitudes. Podemos dizer que a avaliação informal, oculta, seja muito mais drástica, tendo em vista, que ela seja um dado da exclusão de muitos alunos no meio escolar e, por vezes, a evasão definitiva deste aluno.
                                                                
                                                          Zilda Soares

Plano de Aula



Plano de Aula
Zilda Soares
Duração: cinco aulas
Turma: 9º Ano
Disciplina: Artes
Interdisciplinaridade: Geografia. Historia Português, Projeto de Informática.
Conteúdo: Arte Visual
Tema: Biografia e Obras de Cândido Portinari
Objetivo Geral:

*Conhecer a vida e obras de Cândido Portinari

                                               Objetivo  Especifico:
*Estender as obras de Cândido Portinari no contexto social e econômico:
*Fazer uma releitura das obras de Cândido Portinari;
*Conhecer quem foi Cândido Portinari.
               Metodologia
1º Momento: Aula expositiva e dialogada, tendo como contexto slide sobre Cândido Portinari.
2º Momento: Assistir um documentário:
3º Momento: Pesquisar na Internet a respeito das cinco obras de Portinari:
*Criança Morta,
*Futebol,
*Família de Retirante,
*O Café,
*O Lavrador de Café.
4º Momento: Confeccionar telas (releitura), sobre as obras pesquisadas de Cândido Portinari,
5º Momento: Avaliação
Seleção de Materiais
*Data Show, Computador (1º momento).
*TV/DVD (2º momento)
*Laboratório de Informática/ Internet (3º momento),
*Tintas, pincéis, telas, (4º momento)
Avaliação
                                             Os alunos farão uma exposição para demonstrar o conhecimento adquirido através das releituras feitas das telas, assim como dos textos produzidos durante pesquisa argumentando o contexto sócio econômico.


terça-feira, 19 de abril de 2011

QUADRO DA SÍNTESE DA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA


Nome da Tendência Pedagógica
Papel da
Escola
Conteúdos
Métodos
Professor
x
Aluno
Aprendizagem
Tendência liberal Tradicional.
Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.
-Tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
São conhecimento e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas.
Exposição e demonstração verbal da matéria e ou por meios de modelos.
-Decoreba.
Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno.
-A criança e vista, assim com um adulto em miniatura, apenas menos desenvolvidas.
A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade.
-A idéia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos pares o espírito da criança é acompanhada de outra: A atividade pedagógica esta centrada no professor.


Tendência liberal Renovada Progressiva
A escola deve adequar a necessidade individuais ao meio social.
Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas.
Por meio de experiência, pesquisas e método de solução de problemas.
O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança
Leva em conta o interesse do aluno
E baseada na motivação e na estimulação de problemas.
Aprender fazendo torna uma atividade de descoberta uma auto-aprendizagem
Tendência liberal renovada não diretiva
Formação de atitudes
Baseia na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos.
Método baseado na facilitação da aprendizagem.
Educação centrada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito.
Aprender é modificar as percepções da realidade.
Tendência Liberal Tecnicista
 É modeladora de comportamento humano através de técnicas especifica.
São informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica.
Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações.
Relação objetiva onde o professor transmite informações e o aluno fixa-os,.
Aprendizagem baseada no desempenho do aluno
Ensino centrado no aluno
Tendência Pedagógica Progressista Libertadora
Emprega a ciência da mudança de comportamento.
Vincula a luta e organização de classes
Temas geradores
Situação vivida pelos alunos
Grupo de discursã0.
Elaboração da consciência crítica passo a passo com sua
0rganização de classe.
A relação é de igual para igual.
Idéia de dialogismo
A força motivadora deve decorrer da codificação de uma situação problema que será analisada criticamente, envolvendo o exercício da abstração. Pelo qual se procura alcançar, por meio de representações da realidade concreta a razão de ser dos fatos.
Tendência Progressista Libertária
Transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário
As matérias são colocadas, mas não exigidas.
Vivência grupal na forma da autogestão.
É não diretivo, o professor é orientador e os alunos são livres.
 Aprendizagem informal via grupal.
Tendência Progressista Crítico-social dos conteúdos.
Difusão dos conteúdos.
Consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
Conteúdos culturais que são incorporados pela humanidade frente a realidade social.
Significativo partindo do que o aluno já sabe. São culturas, universais sempre reavaliado frente a realidade social.
 O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado.
Só se realiza no momento da síntese, isto é quando o aluno supera sua visão parcial e confusa e adquire mais clara e unificada
Papel do aluno como participador e do professor com mediador entre o saber e o aluno.
Professor é a autoridade competente.
Baseados nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.

video sobre tendências pedagógicos dos conteúdos

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Reflexão sobre Avaliação. Síntese

Reflexão sobre Avaliação
Síntese
Mediante tantos problemas enfrentados pelo sistema educacional brasileiro desde tempos remotos a contemporaneidade, viu-se a necessidade de estudar e esclarecer como se deram tantos embates e lutas em prol de uma educação. Entretanto, entende-se que as manifestações em busca de uma educação que prime pela intelectualidade do educando sem denegrir sua individualidade sempre foi uma constante dentro do meio educacional, representado pela elite de pensadores em educação sobre a avaliação como Ana Maria Saul, Jussara Hoffman, Luiz Carlos Freitas e Luckesi.
Entretanto, a educação não se manteve na obscuridade, contando com alguns educadores que, vinculados as instituições educacionais, buscaram as soluções dos problemas escolares deformadas pelo egoísmo e pela rotina. Este despertar educacional fez surgir um novo jeito de ver o processo ensino aprendizagem, pensando na realidade do ensino; pois a educação sempre esteve vinculada a filosofia, política, economia e cultura de cada época.
O mundo está mudando e precisamos acompanhar essas mudanças ocorridas em nosso meio; pois estamos vivendo uma acelerada evolução tecnológica, cuja característica é a sua rapidez. Para acompanhar essa mudança é preciso compreender primeiramente as mudanças ocorridas no meio educacional.
Assim, surge o plano de melhoria, elaborada  a partir de sua auto-avaliação. Esse plano de melhoria de ensino procurou buscar atender os problemas e dificuldades encontradas pelas escolas nas suas avaliações em busca de melhoria. São fundamental que a avaliação seja analisadas e consideradas as competências profissionais do educador. Para melhoria do ensino é necessário que e a escola reconheça o planejamento como movimento contínuo que não se esgota no período previsto em calendário escolar. Tenha o aspecto processual, seja flexível e dinâmico do ato de planejar. Que o planejamento fundamenta-se nas suas propostas escolares disponíveis, obtidos nas avaliações externas ou aquelas produzidas bimestralmente ou no final de cada, ano feita pela escola. Isso faz com que a escola possa ter pistas valiosas para intervir e prevenir para a melhoria dos resultados de aprendizagem escolares.
Se o educador planeja sua aula é uma garantia de sucesso do aluno na escola. Avaliação na escola é um meio, ou seja, um critério que o educador tem de avaliar a aprendizagem dos alunos e a garantia do sucesso do aluno no processo de ensino aprendizagem. Cabe também, como desafio ás equipes escolares e de supervisão, assegurar o estabelecimento da relação entre saberes, possibilidades na auto-avaliação da escola, e utilizar esse diagnóstico para elaborar os planos de ensino e o plano da gestão da escolar. Só assim, poderíamos idealizar uma educação contextualizada com a realidade dos educando e de toda sociedade nela envolvida.sueni.

domingo, 10 de abril de 2011

os sete saberes necessários a educação do futuro (Edgar Morim)

OS SETE SABERES NECESSÁRIOS A EDUCAÇÃO DO FUTURO.
Dentre os sete saberes, os quais chamam a atenção e ao antropo-ético que é o sétimo, por que os problemas da moral e da ética diferem entre culturas e na natureza humana.
A antropo-ético, a ética que corresponde ao ser humano desenvolver e ao mesmo tempo, uma autonomia pessoal, as nossas responsabilidades pessoais e desenvolver uma participação social, e a nossa participação no gênero humano, pois compartilhamos um destino comum.
A antropo-ético está ligada com a democracia, porque nela o cidadão deve se sentir solidário e responsável e permite uma relação individuo-sociedade. A democracia segundo o Dicionário Aurélio Escolar da Língua Portuguesa (1988, p.200) 1-Governo do povo; sabedoria popular. 2-Doutrina ou regime político baseado nos princípios da sabedoria popular e da distribuição equitativa do poder, ou seja, regime do governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade, i, e, dos poderes de decisão e de execução. 3. País cujo regime é democrático. 4-As classes populares: povo, proletariado.
Existe cada vez mais, o poder tecnológico que pode gravar os problemas econômicos, mas na verdade é importante orientar e guiar essa tomada de consciência social que leva a cidadania para que o individuo exerça sua responsabilidade, perante os problemas ocorridos no mundo. Precisamos conscientizar as pessoas sobre os problemas ocorridos no nosso meio. Pois assim podemos estabelecer parcerias com entidades  da sociedade civil.É uma maneira de se abrir e incrementar a troca de experiência rumo ao desenvolvimento da sociedade.
Se somos progressistas (...) devemos nos esforçar, com humildade para diminuir ao máximo a distância entre o que dizemos e o que fazemos.
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