terça-feira, 19 de abril de 2011
quinta-feira, 14 de abril de 2011
terça-feira, 12 de abril de 2011
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Reflexão sobre Avaliação. Síntese
Reflexão sobre Avaliação
Síntese
Mediante tantos problemas enfrentados pelo sistema educacional brasileiro desde tempos remotos a contemporaneidade, viu-se a necessidade de estudar e esclarecer como se deram tantos embates e lutas em prol de uma educação. Entretanto, entende-se que as manifestações em busca de uma educação que prime pela intelectualidade do educando sem denegrir sua individualidade sempre foi uma constante dentro do meio educacional, representado pela elite de pensadores em educação sobre a avaliação como Ana Maria Saul, Jussara Hoffman, Luiz Carlos Freitas e Luckesi.
Entretanto, a educação não se manteve na obscuridade, contando com alguns educadores que, vinculados as instituições educacionais, buscaram as soluções dos problemas escolares deformadas pelo egoísmo e pela rotina. Este despertar educacional fez surgir um novo jeito de ver o processo ensino aprendizagem, pensando na realidade do ensino; pois a educação sempre esteve vinculada a filosofia, política, economia e cultura de cada época.
O mundo está mudando e precisamos acompanhar essas mudanças ocorridas em nosso meio; pois estamos vivendo uma acelerada evolução tecnológica, cuja característica é a sua rapidez. Para acompanhar essa mudança é preciso compreender primeiramente as mudanças ocorridas no meio educacional.
Assim, surge o plano de melhoria, elaborada a partir de sua auto-avaliação. Esse plano de melhoria de ensino procurou buscar atender os problemas e dificuldades encontradas pelas escolas nas suas avaliações em busca de melhoria. São fundamental que a avaliação seja analisadas e consideradas as competências profissionais do educador. Para melhoria do ensino é necessário que e a escola reconheça o planejamento como movimento contínuo que não se esgota no período previsto em calendário escolar. Tenha o aspecto processual, seja flexível e dinâmico do ato de planejar. Que o planejamento fundamenta-se nas suas propostas escolares disponíveis, obtidos nas avaliações externas ou aquelas produzidas bimestralmente ou no final de cada, ano feita pela escola. Isso faz com que a escola possa ter pistas valiosas para intervir e prevenir para a melhoria dos resultados de aprendizagem escolares.
Se o educador planeja sua aula é uma garantia de sucesso do aluno na escola. Avaliação na escola é um meio, ou seja, um critério que o educador tem de avaliar a aprendizagem dos alunos e a garantia do sucesso do aluno no processo de ensino aprendizagem. Cabe também, como desafio ás equipes escolares e de supervisão, assegurar o estabelecimento da relação entre saberes, possibilidades na auto-avaliação da escola, e utilizar esse diagnóstico para elaborar os planos de ensino e o plano da gestão da escolar. Só assim, poderíamos idealizar uma educação contextualizada com a realidade dos educando e de toda sociedade nela envolvida.sueni.
domingo, 10 de abril de 2011
os sete saberes necessários a educação do futuro (Edgar Morim)
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS A EDUCAÇÃO DO FUTURO.
Dentre os sete saberes, os quais chamam a atenção e ao antropo-ético que é o sétimo, por que os problemas da moral e da ética diferem entre culturas e na natureza humana.
A antropo-ético, a ética que corresponde ao ser humano desenvolver e ao mesmo tempo, uma autonomia pessoal, as nossas responsabilidades pessoais e desenvolver uma participação social, e a nossa participação no gênero humano, pois compartilhamos um destino comum.
A antropo-ético está ligada com a democracia, porque nela o cidadão deve se sentir solidário e responsável e permite uma relação individuo-sociedade. A democracia segundo o Dicionário Aurélio Escolar da Língua Portuguesa (1988, p.200) 1-Governo do povo; sabedoria popular. 2-Doutrina ou regime político baseado nos princípios da sabedoria popular e da distribuição equitativa do poder, ou seja, regime do governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade, i, e, dos poderes de decisão e de execução. 3. País cujo regime é democrático. 4-As classes populares: povo, proletariado.
Existe cada vez mais, o poder tecnológico que pode gravar os problemas econômicos, mas na verdade é importante orientar e guiar essa tomada de consciência social que leva a cidadania para que o individuo exerça sua responsabilidade, perante os problemas ocorridos no mundo. Precisamos conscientizar as pessoas sobre os problemas ocorridos no nosso meio. Pois assim podemos estabelecer parcerias com entidades da sociedade civil.É uma maneira de se abrir e incrementar a troca de experiência rumo ao desenvolvimento da sociedade.
Se somos progressistas (...) devemos nos esforçar, com humildade para diminuir ao máximo a distância entre o que dizemos e o que fazemos.
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