sexta-feira, 22 de abril de 2011

Síntese Avaliação Escolar




Síntese Avaliação Escolar


                                Segundo a autora em questão, Lydia Godoy Milano,”Uma das características do ser humano e a capacidade de julgar o seu semelhante. Ao julgar utilizam-se critérios de valores geralmente concebidos socialmente, ou seja, o que é bom e o que é mau. Diante disso, surgem muitos conceitos, pré-conceitos e discriminações de um sujeito que não seja aquilo que se quer dele,possibilitando, assim sua exclusão do meio em que ele esteja inserido.”
                                 E na escola? Geralmente, utiliza-se de valor numérico, submetendo o processo educacional apenas aos resultados quantitativos, como se o saber pudesse ser mensurado. O processo de avaliação é necessário e inevitável, sobretudo, é importante que tenhamos clareza do uso que fazemos dele. Atualmente, podemos dizer que há duas formas de avaliação: a avaliação quantitativa e avaliação qualitativa. A avaliação quantitativa utiliza-se de meios objetivados no sentido de medir o desempenho do aluno, comparando-o com os demais colegas e dispondo-os em uma curva normal. Na prática escolar, utiliza-se predominantemente da prova ou de teste.
                                  A avaliação qualitativa vai além do quantitativo, realiza-se por meio de processo, buscando os motivos do sucesso ou insucesso do aluno.
Segundo Jussara Hoffmann num de seus trabalhos: “Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento” (2000) propõe um tipo de avaliação em oposição a uma avaliação “sentenciosa, classificatória”. Para tanto, sinaliza que uma avaliação mediadora é aquela que faz parte do processo de aquisição do conhecimento, ou seja, aquela que “encorajaria a reorganização do saber”.
                                    O pesquisador e educador Luiz Carlos Freitas aponta que no contexto educacional a avaliação acontece em dois planos: uma avaliação formal (com provas, seminários, trabalhos individuais ou em grupos, etc.) e uma avaliação informal, subjetiva, que se realiza no silencio, mas é percebida por meio de expressões, falas, ameaças, punições, comparações, entre outras atitudes. Podemos dizer que a avaliação informal, oculta, seja muito mais drástica, tendo em vista, que ela seja um dado da exclusão de muitos alunos no meio escolar e, por vezes, a evasão definitiva deste aluno.
                                                                
                                                          Zilda Soares

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