sábado, 23 de abril de 2011

PLANO DE AULA

 
Plano de Aula
Duração: 120 min.
Turma: 2º Ano
Professora: Sueni Maria da Silva
Disciplina: Português
Interdisciplinaridade: Arte Historia Português, computador: programa Hagáquê
Unidade Didática: Expressão oral, leitura e escrita (Texto: “O Domador de Monstros” _Ana Maria Machado)
Objetivo Geral:

*Conhecer a historia do Domador de Monstros

                                               Objetivo  Especifico:
*Expressão de opiniões e sentimentos por meio da fala, gestos, mímica.
*Compreensão do texto escrito.
*Expressão verbal de experiências.
*Leitura em voz alta com expressividade.
*Compreensão do texto escrito e dar asas à imaginação.
Conteúdo:
*Expressão verbal e não-verbal.
*Leitura silenciosa e comentários.
*Expressão verbal.
*Leitura oral.
*Expressão escrita.


Seleção de Materiais
·         Caderno,
·          Computador,
·          Lápis,
·          Lápis de cor
·         Chamex,
·          Borracha,
·          Lápis de cera
·         , livro de história O Domador de Monstros de Ana Maria Machado.


Desenvolvimento Metodológico
*Conversar com as crianças sobre estórias e figuras de monstros que conhecem (TV, revistas, figurinhas etc.). Pedir que expressem com gestos como imaginam  monstros.
*Pedir que contem alguma estória de monstros que conhecem para seus colegas.
*Indagar o que acham dos monstros (assustam? dão medo? dão vontade de rir? será que existem mesmo? etc).
*Conversar sobre o título do texto, “O Domador de Monstros”.Como será a estória? Quem será o domador? Como será esse monstro? O domador conseguirá domar o monstro?etc.
*Pedir leitura silenciosa do texto.
*Após a leitura silenciosa, indagar às crianças: quem é o domador de monstros? O que o domador sentiu? O que acham do modo como Sérgio enfrentou o monstro? Porque o monstro da parede se assustou e foi embora? Como imaginam o monstro (representar com gestos e sons)? Já aconteceu isso com alguém?
*Ampliar a conversação: quando se formam sombras?Por que aparecem? Já utilizaram o corpo ou objetos para projetar sombras? Já tiveram medo como Sérgio? Como foi?
*Pedir leitura oral:
-do trecho que acharam mais interessantes;
-do diálogo de Sérgio com o monstro;
- do final da estória.
*Pedir aos alunos que escrevam outro final para a história,outra forma de enfrentar o monstro.Poderão introduzir outro personagem, se quiserem.
*Pedir que façam desenhos de monstros.
*Reproduzir o texto em quadrinhos usando o laboratório de informática da escola para com o programa Hagáquê. (a estória do texto ou a estória com outro final).

Avaliação:
 Os alunos farão uma exposição para demonstrar o conhecimento adquirido através das leituras feitas do texto, assim como dos textos produzidos durante o uso do programa Hagáquê serão avaliados de acordo com sua participação e pelo desenvolvimento das atividades sugeridas durante a aula.



Historia: O domador de monstros _ Ana Maria Machado.
Era uma vez um menino chamado Sérgio. Uma noite, antes de dormir, ele ficou olhando as manchas que as sombras das árvores lá fora iam formando na parede do quarto.
Sérgio ficou com medo. Para espantar o medo, o jeito era conversar com o monstro:
_Se ficar me olhando assim, eu chamo um monstro mais feio ainda para te assustar.
Mas o monstro da parede nem ligou. Então Sérgio avisou:
_Aí vem um monstro de um olho só, duas bocas, três chifres, quatro trombas, cinco umbigos, seis línguas, sete rabos, oito corcovas, nove pernas, dez cores onze caretas, doze sorrisos, treze risadinhas, quatorze gargalhadas, quinze cambalhotas...
E Sérgio ria tanto que nem conseguiu falar direito. Aí o monstro da parede se assustou com todas as palhaçadas e foi embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário