segunda-feira, 11 de abril de 2011

Reflexão sobre Avaliação. Síntese

Reflexão sobre Avaliação
Síntese
Mediante tantos problemas enfrentados pelo sistema educacional brasileiro desde tempos remotos a contemporaneidade, viu-se a necessidade de estudar e esclarecer como se deram tantos embates e lutas em prol de uma educação. Entretanto, entende-se que as manifestações em busca de uma educação que prime pela intelectualidade do educando sem denegrir sua individualidade sempre foi uma constante dentro do meio educacional, representado pela elite de pensadores em educação sobre a avaliação como Ana Maria Saul, Jussara Hoffman, Luiz Carlos Freitas e Luckesi.
Entretanto, a educação não se manteve na obscuridade, contando com alguns educadores que, vinculados as instituições educacionais, buscaram as soluções dos problemas escolares deformadas pelo egoísmo e pela rotina. Este despertar educacional fez surgir um novo jeito de ver o processo ensino aprendizagem, pensando na realidade do ensino; pois a educação sempre esteve vinculada a filosofia, política, economia e cultura de cada época.
O mundo está mudando e precisamos acompanhar essas mudanças ocorridas em nosso meio; pois estamos vivendo uma acelerada evolução tecnológica, cuja característica é a sua rapidez. Para acompanhar essa mudança é preciso compreender primeiramente as mudanças ocorridas no meio educacional.
Assim, surge o plano de melhoria, elaborada  a partir de sua auto-avaliação. Esse plano de melhoria de ensino procurou buscar atender os problemas e dificuldades encontradas pelas escolas nas suas avaliações em busca de melhoria. São fundamental que a avaliação seja analisadas e consideradas as competências profissionais do educador. Para melhoria do ensino é necessário que e a escola reconheça o planejamento como movimento contínuo que não se esgota no período previsto em calendário escolar. Tenha o aspecto processual, seja flexível e dinâmico do ato de planejar. Que o planejamento fundamenta-se nas suas propostas escolares disponíveis, obtidos nas avaliações externas ou aquelas produzidas bimestralmente ou no final de cada, ano feita pela escola. Isso faz com que a escola possa ter pistas valiosas para intervir e prevenir para a melhoria dos resultados de aprendizagem escolares.
Se o educador planeja sua aula é uma garantia de sucesso do aluno na escola. Avaliação na escola é um meio, ou seja, um critério que o educador tem de avaliar a aprendizagem dos alunos e a garantia do sucesso do aluno no processo de ensino aprendizagem. Cabe também, como desafio ás equipes escolares e de supervisão, assegurar o estabelecimento da relação entre saberes, possibilidades na auto-avaliação da escola, e utilizar esse diagnóstico para elaborar os planos de ensino e o plano da gestão da escolar. Só assim, poderíamos idealizar uma educação contextualizada com a realidade dos educando e de toda sociedade nela envolvida.sueni.

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