domingo, 10 de abril de 2011

os sete saberes necessários a educação do futuro (Edgar Morim)

OS SETE SABERES NECESSÁRIOS A EDUCAÇÃO DO FUTURO.
Dentre os sete saberes, os quais chamam a atenção e ao antropo-ético que é o sétimo, por que os problemas da moral e da ética diferem entre culturas e na natureza humana.
A antropo-ético, a ética que corresponde ao ser humano desenvolver e ao mesmo tempo, uma autonomia pessoal, as nossas responsabilidades pessoais e desenvolver uma participação social, e a nossa participação no gênero humano, pois compartilhamos um destino comum.
A antropo-ético está ligada com a democracia, porque nela o cidadão deve se sentir solidário e responsável e permite uma relação individuo-sociedade. A democracia segundo o Dicionário Aurélio Escolar da Língua Portuguesa (1988, p.200) 1-Governo do povo; sabedoria popular. 2-Doutrina ou regime político baseado nos princípios da sabedoria popular e da distribuição equitativa do poder, ou seja, regime do governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade, i, e, dos poderes de decisão e de execução. 3. País cujo regime é democrático. 4-As classes populares: povo, proletariado.
Existe cada vez mais, o poder tecnológico que pode gravar os problemas econômicos, mas na verdade é importante orientar e guiar essa tomada de consciência social que leva a cidadania para que o individuo exerça sua responsabilidade, perante os problemas ocorridos no mundo. Precisamos conscientizar as pessoas sobre os problemas ocorridos no nosso meio. Pois assim podemos estabelecer parcerias com entidades  da sociedade civil.É uma maneira de se abrir e incrementar a troca de experiência rumo ao desenvolvimento da sociedade.
Se somos progressistas (...) devemos nos esforçar, com humildade para diminuir ao máximo a distância entre o que dizemos e o que fazemos.
http://4.bp.blogspot.com/_RYVh3IeNckI/SfBfXURMouI/AAAAAAAAC7Q/BK6Pzcg6nMc/s400/a+++pilha+de+livros++ilustracao+.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário